Consulta CNPJ Grátis

Quem pretende entrar no ramo de criação de empresas próprias precisa estar ciente de que ter um CNPJ é obrigatório, independentemente do tipo da empresa, se ela é a nacional, internacional, de pequeno ou grande porte.

Mas afinal, o que é CNPJ? Bom, o CNPJ é uma sigla que significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Esse documento é administrado pela Receita Federal, e é a partir desse documento que é possível saber a origem da empresa e todos os seus dados, inclusive a razão social dela.

A primeira coisa que deve ser feita é cadastrar seu CNPJ, basta ir até um estabelecimento que realiza o cadastro e ter em mãos as seguintes informações:
• Data de abertura;
• Nome da empresa;
• Título ou nome fantasia, caso tenha;
• Código e descrição da atividade econômica principal;
• Código e descrição das atividades econômicas secundárias, caso tenha;
• Código e descrição da natureza jurídica;
• Endereço;
• Situação cadastral – Na consulta que pode ser realizada na internet.
Tendo esses documentos, você consegue cadastrar seu CNPJ. Mas afinal, como funciona essa situação cadastral, aonde posso realizar a consulta do CNPJ? Não se preocupe, vamos falar sobre isso agora mesmo!

Como faço uma Consulta de CNPJ?
Para consultar o CNPJ, basta você acessar o site da Receita Federal, e o melhor de tudo, não irá precisar pagar nada para isso. Dentro do site da Receita Federal, você só precisa digitar o CNPJ e o código captcha que será exibido na página.

Dentro do site, você clica em Empresa, seguido por cadastro e em seguida CNPJ. Depois de ter clicado nesses três links, basta você imprimir sua emissão de comprovante da situação cadastral.

Entretanto, se você não conseguir entrar no site da Receita Federal, você também consegue consultar seu CNPJ em outros ambientes virtuais ou em postos de atendimentos. Nesses ambientes virtuais, você só precisa tomar cuidado com a idoneidade e a segurança do site, para não expor seus documentos em qualquer lugar.

Há serviços pagos para alguns sites consultarem seu CNPJ, mas o melhor é aproveitar as formas gratuitas, não é mesmo?

Vamos mostrar agora outras maneiras para que você possa fazer a consulta do CNJP sem ser no ambiente online.

Postos Conveniados
Caso você não consiga realizar sua consulta pelo site, saiba que o diretor ou um sócio da empresa pode comparecer pessoalmente até alguns estabelecimentos conveniados, como os balcões dos órgãos de proteção ao crédito.

Para isso, basta ir até eles e apresentar o cartão do CNPJ, um contrato social e um documento original do solicitante que possua uma foto, como o RG, CNH ou passaporte.

Por carta
Você também pode optar por fazer sua consulta através de cartas. Para isso, você precisa encaminhar uma solicitação assinada para determinado órgão disponível para realizar a consulta. Junto à carta, você deverá colocar as cópias dos seus documentos necessários: o Cartão CNPJ, o contrato e um documento com foto.

O serviço é gratuito, mas, no entanto, o tempo para que você consiga a consulta do seu CNPJ é maior do que o comum, já que é um serviço por carta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *