Consulta CNPJ pelo nome

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é uma das partes mais importantes de uma empresa, pois é o número de identificação perante a Receita Federal. Além disso, ele é importante porque somente com esse cadastro que uma empresa é possibilitada de realizar diversas ações, como contratos, financiamento, aberturas de contas jurídicas e muito mais.

Uma empresa sem CNPJ acaba impossibilitada de fazer vários serviços que são essenciais para seu funcionamento, já que é ele que garante muitas vezes a idoneidade da empresa para aqueles que a procuram, clientes, parceiros, entre outros.

Por isso, ter uma empresa com nome limpo é essencial para que seu CNPJ não seja divulgado com dividendos e consequentemente, fazendo com que ela não seja vista com bons olhos. Por mais trabalhoso que pareça, isso é muito importante para qualquer empresa de qualquer tamanho, então é importante trabalhar direito e da forma correta.

Consulta ao CNPJ pelo nome

Muitas vezes algumas pessoas abrem uma empresa e por algum motivo acabam a abandonando e se esquecem de dar baixa na mesma. Isso é muito arriscado, pois para a Receita, essa empresa continua na ativa e por isso, deve cumprir as regras estabelecidas por lei, incluindo o pagamento de impostos, dívidas e tudo mais que houver no nome desta empresa.

Sendo assim, essa dívida pode se tornar uma bola de neve, principalmente se os proprietários em questão a abandonaram justamente por falta de verba. Se esse é o seu caso e deseja verificar a sua situação e de seu CNPJ de empresa, mas não sabe como, a internet possui alguns métodos para verificar o número e sua situação atual.

Já quem decidiu deixar a empresa inativa, mas nunca deixou de cumprir suas obrigações, pode ficar tranquilo. O CNPJ estará lá da mesma maneira, porém identificando que a empresa se encontra inativa no momento em que você realizou a pesquisa.

Por isso é importante estar sempre ligado sobre as empresas que você possui para evitar transtornos e constrangimentos sem necessidade.

Como fazer a consulta do CNPJ

É possível descobrir o número de seu CNPJ apenas com o nome da empresa, graças a um serviço on-line da Junta Comercial. Porém, vale lembrar que não são todas as Juntas Comerciais do país que disponibilizam esse tipo de serviço, então verifique o site da sua região antes para saber se existe essa possibilidade.

Para quem mora em São Paulo, por exemplo, dispõe desse serviço há algum tempo. A Jucesp, Junta Comercial do Estado de São Paulo fornece gratuitamente o serviço de pesquisa para quem acessar o seu site. Basta acessá-lo, clicar em “serviços online” e na caixa de pesquisa adicionar o nome, razão social ou o número do seu NIRE.

Após esse procedimento, aparecerão várias empresas com nomes semelhantes à sua empresa, com todas as informações de cada. Ao encontrar sua empresa, clique em cima do seu nome e em seguida aparecerá em outra tela todas as informações da mesma de forma detalhada, incluindo o número do CNPJ da sua empresa. Simples, rápido e prático!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *